As "Drogas da Inteligência"

on sexta-feira, 28 de setembro de 2012
    Olá a todos,
    Hoje em dia com as dificuldades de se ingressar numa universidade, a cobrança constante por estudos e a falta de concentração devido à internet e televisão faz com que muitos jovens e adultos recorram à métodos químicos para melhorar a concentração. São as chamadas "Drogas da Inteligência", medicamentos de tarja preta que agem no sistema nervoso e são utilizados para tratamento de narcolepsia, TDAH e Alzheimer. Após testes feitos com pessoas sem essas doenças, foi verificado que realmente esses fármacos melhoravam muito a concentração e o foco, porém podem levar à sérias doenças a longo prazo (Alzheimer, epilespsia) e dependência.
   Um dos mais conhecidos é a Ritalina, nome comercial do Metilfenidato, comercializado pela Novartis Biociências. É muito sedutora, realmente faz com que mantenhamos o foco nas atividades, sem sono e sempre dispostos. Alguns dizem que no futuro ele será tão comum quanto o cafezinho. Porém, por serem medicamentos fortes, causam sérios efeitos colaterais: irritabilidade, insônia, transtornos comportamentais e outros a longo prazo. A empresa responsável pelo modafinil (parecido com a Ritalina, mas com efeito prolongado, deixando o usuário até três dias disposto e sem sentir sono) fatura mais de US$ 1 bilhão pelas vendas do medicamento por ano. Pesquisas apontam que mais de 25% dos estudantes americanos já utilizaram algum meio para aumentar sua concentração. A questão é que em vez de os laboratórios aumentarem a vigilância, algumas entidades estão querendo liberar esses medicamentos de vez como se fosse um "métodos para ampliar a inteligência humana". 
      O fato é que esse assunto ainda gera polêmica por não haver muita pesquisa científica sobre o assunto. Ainda não se sabem os efeitos à longo prazo mas os adeptos costumam compará-la com o futuro cafezinho ou até mesmo com a cocaína que era utilizada por Freud. Vocês podem ver abaixo um vídeo, do professor Paulo Jubilut explicando o funcionamento dessas drogas que movimentam bilhões no mercado farmacêutico.



Também vou apresentar uma lista mostrando alguns efeitos colaterais dessas drogas mais utilizadas:

ADDERALL (MIX DE ANFETAMINAS)
Uso original: tratar déficit de atenção (DDA).
Efeitos colaterais: problemas cardíacos, vício.

ANIRACETAM
Uso original: tratar Alzheimer.
Efeitos colaterais: ansiedade, insônia.

DONEPEZIL
Uso original: tratar Alzheimer.
Efeitos colaterais: náuseas, diarreia.

FLUOXETINA (PROZAC)
Uso original: tratar depressão.
Efeitos colaterais: ansiedade, suicídio.

METIlFENIDATO (RITALIN)
Uso original: tratar DDA.
Efeitos colaterais: convulsões, psicose.

MODAFINIL

Uso original: tratar narcolepsia.
Efeitos colaterais: doenças de pele.

PIRACETAM
Uso original: tratar convulsões.
Efeitos colaterais: ansiedade, tremores.

SELEGILINA
Uso original: tratar Parkinson.
Efeitos colaterais: dor de cabeça, diarreia.

VASOPRESSINA
Uso original: tratar diabetes.
Efeitos colaterais: náuseas, coma.

Portanto pessoal, vejam se realmente vale a pena mexer com essas químicas para sua mente, drogas que podem causa problemas e dependência. Bons resultados são obtidos com sacrifício e força de vontade, basta focar no objetivo. Um abraço à todos!

                            http://super.abril.com.br/saude/droga-faz-bem-446579.shtml
                            http://pt.wikipedia.org/wiki/Ritalina
                                    (acessados no dia da publicação)

0 comentários:

Postar um comentário