O Primeiro Post

on segunda-feira, 3 de setembro de 2012


        Olá à todos, veio em nome do grupo apresentar nosso projeto do trabalho de história sobre algum assunto atual, a ser desenvolvido no 4º bimestre de 2012. Eu sou Gabriel Marins e o grupo é também formado por Sabrina Seibert, Ádria Fabrício e Danielle Paris. Somos alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, cursando em 2012, o primeiro ano do Ensino Médio.
         Nosso projeto, como vocês já podem ver pelo título do Blog, é sobre o Império Farmacêutico. Escolhemos esse tema pois, além de ser atual, todos (pelo menos a esmagadora maioria) têm algum remédio em casa, e faz uso desse, nem que seja um analgésico de vez em quando. Nós não percebemos que quando vamos à uma farmácia nós estamos dando lucro aos laboratórios, sejam eles nacionais ou estrangeiros. Interessante que as pessoas vêm o remédio como uma forma de "cura" para o mal-estar, para algum incômodo, e tomam alguma droga para o que estejam sentindo, seja dor de cabeça, dor de estômago, etc. E isso é só no campo da dor, a maioria das pessoas acima de 50 anos toma também remédios para alguma doença crônica, hipertensão, diabetes, por exemplo. Mas além da necessidade de bem-estar o ser humano tem outra: a necessidade da descoberta de novas curar para doenças que nos afligem, e ai chegamos num ponto crucial: Até onde os laboratórios estão dispostos a investir uma quantia milionária no mínimo para Pesquisa e Desenvolvimento? Angell (2007) afirma que as empresas preferem investir em medicamentos que  o tratamento seja mais longo (assim tem seu lucro garantido) a investir em pesquisa. Sobre esse aspecto dessas empresas iremos desenvolver nosso trabalho, mostrando a verdade sobre essas empresas. Procuraremos trabalhar em cima desse aspecto do lucro; Mostrar como os governos se posicionam a esse respeito; Procurar saber como os grandes empresários afetam até as classes mais baixas que necessitam dos fármacos; Saber o porquê das empresas não se unirem a universidades ou entidades acadêmicas para desenvolver e pesquisar; Enfim, isso e muito mais procuraremos trazer a vocês, além de depoimentos e entrevistas com profissionais da área.
           Estamos muito ansiosos para desenvolver o projeto. Eu (Gabriel), a Sabrina e a Ádria participamos de um Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio, que faz com que nos participemos de um grupo de pesquisa dentro de uma universidade e, por coincidência, os nossos orientadores são todos farmacêuticos. Procuraremos, com essa estrutura universitária que temos à dispôr, trazer conteúdo atual e confiável de bibliografias acadêmica além de também trazer conteúdo jornalístico, o qual tem maior alcance no país.
          Enfim, esperamos que todos gostem.
          
          Enjoy~

0 comentários:

Postar um comentário